FIQ

!2015 FIQ no Montse Montserrat

Tem brasileira fazendo mangá! Ok. Nenhuma novidade até aqui. Mas e se dissermos que a escritora, roteirista e desenhista, uma das fundadoras do Studio Seasons, Montserrat Montse vem ao FIQ? A lista tá crescendo!! O 9º Festival Internacional de Quadrinhos acontece de 11 a 15 de novembro, em BH - MG.

O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e é gratuito.

Em 2001, a artista publicou, na revista Quark, a light novel “Zona Quantum” que tem como tema a ficção científica. Dois anos depois, roteirizou as tirinhas “Ronins” e “Patuska” no jornal Flórida Review.

Outros trabalhos que desenvolveu foram as séries “Zucker” (2009), “Mitsar” (2010) e a light novel “Contos de Sher Mor” (2010), publicadas na revista Neo Tokyo. Além desses projetos, adaptou para quadrinhos o romance “Helena”, de Machado de Assis, lançado em 2014.

Bem antes disso tudo, Montserrat ajudou a fundar o Studio Seasons, em 1996, juntamente com Marcia Okuno Hajime, Simone Beatriz e Sylvia Feer. O grupo, além de produzir mangás, ilustrações e light novels, ministrou diversos cursos em Niterói e no Rio de Janeiro e várias palestras em eventos sobre HQ. Vale a pena visitar o site do Studio Season, hein?!

Ah! Atualmente, nossa convidada está envolvida na produção das séries “Oiran”, “7 Dias em Alesh” e “Os Cinqüenta Avistamentos do Grande Fofinho”, entre outros. Ela não para!!


Ryot no FIQ: para ele damos todos os créditos

Bastam poucos cliques na internet para você se deparar com algumas de suas tirinhas (creditadas ou não). Conhecido pelo seu incrível trabalho com web comics, além de belas publicações, Ricardo Tokumoto, o Ryot, confirma presença no FIQ 2015, de 11 a 15 de novembro, em BH.

O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e é gratuito.


Ricardo Yoshio Okama Tokumoto, ou Ryot, nasceu em 1986 na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Mudou-se pra Belo Horizonte em 2006 e cursou a faculdade de Belas Artes na UFMG, com bacharelado em Cinema de Animação.


É responsável pelo site http://ryotiras.com, além de fazer quadrinhos pra revista MAD e outras publicações esporádicas. Faz parte do coletivo Pandemônio e também trabalha como ilustrador em vários setores, principalmente na área de Livros Infantis. O quadrinho infantil “O pequeno Song” está entre suas mais recentes publicações.


O olhar de Marcelo d’Salete

Pode comemorar, hein? Autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor, Marcelo d´Salete, de “Cumbe”, “Noite Luz” e “Encruzilhada”, é o mais recente convidado do FIQ 2015! O evento, de 11 a 15 de novembro, é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e é gratuito.

Marcelo d´Salete estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte. Ilustrou os livros infantis “Ai de tí, Tietê” de Rogério Andrade Barbosa, “Zagaia” e “Da Cabula” de Allan Santos da Rosa, “A Rainha da Bateria” de Martinho da Vila, entre diversos outros.

Expos no 7º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon (de 2010). Em 2013 realizou a mostra “Seis esquinas de inquietação” no Amadora BD. Publicou o álbum Noite Luz (2008), no Brasil e na Argentina, com seis histórias em quadrinhos de sua autoria. Lançou o álbum de quadrinhos Encruzilhada, em 2011, pela editora Leya (selo Barba Negra).

Cumbe (2014) é o seu terceiro livro de histórias em quadrinhos, agora sobre o período colonial e a resistência a escravidão no Brasil. Sempre vale a pena dar uma olhada no trabalho do nosso convidado: www.dsalete.art.br.

Página 1 de 39