FIQ

Primavera antecipada: Samanta Flôor no FIQ 2015!

O presente dessa sexta é um super anúncio: a quadrinista Samanta Flôor vem ao FIQ 2015! Esse encontro acontece de 11 a 15 de novembro, na Serraria Souza Pinto, em BH - MG. O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e é gratuito.

Samanta Flôor é natural de Porto Alegre. Formada em Arquitetura, em Pelotas, voltou-se para a ilustração e nos últimos anos começou a aventurar-se pelos quadrinhos. Trabalha como ilustradora e cartunista freelancer principalmente para editoras e agências de publicidade. Também é instrutora de colorização no photoshop na Alfamídia.

Foi indicada ao HQMix em 2009 (categoria Webcomic) pelos “Toscomics” e neste ano pelo gibi "Click". Participa do terceiro livro de homenagem ao Mauricio de Sousa: “MSP Novos 50” e do MSP80 que será lançado este ano.

Em 2013 lançou o álbum “Toscomics“ pela Café Espacial e editora Marca de Fantasia. No mesmo ano houve uma exposição com desenhos do gibi em Beja, Portugal. Em 2014 lançou dois gibis independentes na Gibicon: “Click” e “Três”.

E o 2015 de Samanta tá cheio de lançamentos! A começar pelo seu segundo livrinho infantil: “O astronauta de pijama” pela editora Marsupial. Além disso, publica “O Guia culinário do Falido" pela Balão Editorial, juntamente com Felipe 5Horas, Leo Finocchi, Fernanda Chiella e Marília Bruno. Também participa de um livro em parceria com autores portugueses (lançamento previsto para o FIQ) e de um segundo livro de culinária com textos de Otávio Albuquerque.


Que diferença faz?

O FIQ, por meio da Fundação Municipal de Cultura, apoia a campanha “Que diferença faz?”, uma iniciativa que pretende combater todo tipo de preconceito e colocar em debate a história vivida por diversos grupos.

Construída em conjunto com movimentos sociais, organizações da sociedade civil, universidades e instituições parceiras, a iniciativa se baseia na premissa de que a construção de um projeto de sociedade sustentável exige o respeito recíproco entre aqueles que a compõem.

A campanha pretende estimular o respeito às diferenças, com maior ênfase para aquelas relacionadas a raça e etnia, gênero, orientação sexual, deficiências físicas ou psicológicas.

Use a hashtag ‪#‎quediferençafaz‬ e participe dessa campanha!

EM TEMPO: O FIQ 2015 publicou recentemente um editorial onde deixa claro sua posição em relação aos preconceitos nos quadrinhos:http://bit.ly/1KUWoZu ;)


 Vocês merecem: Chantal Herskovic no FIQ 2015!

Primeiro queremos te lembrar que faltam 68 dias para o FIQ 2015!! Sem se descabelar, hein?! Hoje é dia de mais notícia boa: a belo-horizontina Chantal Herskovic, autora da série “Juventude”, entra para nossa lista! O evento, de 11 a 15 de novembro, é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e é gratuito.

Chantal é Mestre em Artes Visuais (Escola de Belas Artes - UFMG) e especialista em Comunicação - novas tecnologias e hipermídia (lato sensu), pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), além de bacharel em Design Gráfico na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Começou a publicar quadrinhos e ilustrações no jornal Diário da Tarde. Atualmente publica a série “Juventude” no jornal Estado de Minas. Trabalha com ilustrações para revistas e jornais, tendo já publicado revistas com coletâneas de tiras em quadrinhos da série “Juventude”, e também os livros infanto-juvenis: “Blog da Cacau: Ninguém Merece” e “Blog da Cacau: Ai, amigas! Ninguém merece!”.

Já publicou desenhos na Suíça e nos Estados Unidos; participou da exposição “Consecuencias Historieta Brasileña”, em Madri e Barcelona, e da exposição Internacional de cartuns pela liberdade de expressão em Ploiesti, na Romênia. Em 2011, recebeu uma menção honrosa, também na Romênia. Participou de diversos festivais ligados a área de quadrinhos, ilustração e design, entre eles a 3° Bienal Internacional de Quadrinhos e várias edições do FIQ. Participou também, como convidada, do Festival de Lille, de 2006, na França.

Participa do grupo de pesquisa Intermídia (UFMG), com trabalhos apresentados em congressos, nacionais e internacionais, relacionados a sua àrea de pesquisa. Leciona Sintaxe da Composição Visual, Ilustração Gráfica, Tipografia e Desenho aplicado às Artes Visuais no Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH.

Página 1 de 48